sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

Eu Li Hermenêutica - Princípios de interpretação das sagradas escrituras (E.Lund & P.C Nelson)

É muito comum hoje em dia ouvirmos certos pregadores dizerem: Deus me disse neste texto, ou simplesmente; O Espírito Santo me revelou...
De fato o Espírito Santo é o melhor intérprete das escrituras. Calvino há muito tempo atrás se referia ao testemunho interior do Espírito Santo como superior à razão (Institutas 1.7.4). Até este ponto não vejo nenhum problema, mas e quando esta suposta revelação contraria aspectos importantes da doutrina cristã? Em II Pedro 3.16 está registrado:
...Os ignorantes e instáveis deturpam, como também deturpam as demais Escrituras, para a própria destruição deles.
Se você não deseja estar entre os deturpadores das Escrituras é bom você aprender algumas boas regras de interpretação dos textos bíblicos no estudo da ciência conhecida como Hermenêutica Bíblica (a arte de interpretar textos).
Este pequeno livreto é útil para introduzir o estudante neste vasto campo da teologia. São 18 capítulos bastante breves, que podem ser divididos em duas partes principais. A primeira trata das principais regras de interpretação, como: A Bíblia como sua própria intérprete; a busca pelo contexto geral, definição da intenção do autor, etc. A segunda parte vai tratar dos muitos estilos literários existentes tanto no AT quanto no NT, como: figuras de linguagem, hipérbole, parábolas, etc.
Devemos sempre nos lembrar que o texto bíblico não possuiu muitos significados mas apenas um. E este significado se encontra na intenção do autor bíblico ao escrever tal texto. Porém a aplicação é diversificada.
Boa leitura.

3 comentários:

Pedro Henrique disse...

ESSE É MEU LIDER, EU JÁ SO FACINADO POR JESUS, E NÃO TENHO 10% DO CONHECIMENTO QUE VC TEM, VENDO O SEU BLOG, ESCUTANDO AS SUAS PREGAÇÕES DE QUARTA OU NO MERGULAHNDO, VEJO QUE TENHO MUITO, MAIS MUITO, MUITO MAIS PRA DESCOBRIR SOBRE A VIDA DA QUELE QUE FOI, É E SEMPRE SERÁ O TODO PODEROSO, JESUS CRISTO DE NAZARÉ, O NOSSO PAI. GLÓRIA A DEUS PELA SUA VIDA DANIEL. ''DEUS NÃO ESCOLHE OS MELHORES, DEUS ESCOLHE OS DISPONIVEIS''!!!

Daniel Grubba disse...

Querido Pedrinho,
Agradeço o carinho, companherismo, força e orações.
Continue buscando a gloriosa presença do nosso Salvador.
Daniel

Caio Mansho disse...

É, muitas vezes deturpamos a palavra por uma auto-manipulação, aondi queremos inventar brechas na biblia, assim como há brechas na constituição federal, para nos justificarmos de nossos pecados assim nos esquecendo que muito melhor é ser justificado pelo sangue de Jesus do que pelo orgulho de querermos ser super espirituais, e não demonstrarmos fraquezas.
E creio que Deus usa do nosso conhecimento da palavra, entendimento e interpretação, para nos dar revelações ainda mais profundas. Por que Deus ja deixou a sua palavra de forma escrita, cabe-nos ler e buscar, para que Ele pela graça nos ache dignos de recebermos a revelação, com a medida em que buscamos.

Postar um comentário