quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

Eu li...Homilética da pesquisa ao púlpito (Jilton Moraes)


Homilética popularmente é conhecida como a arte da pregação. Entretanto etmologicamente a palavra homilética vem de homilia que para os antigos gregos significava conversação. Em Atos 17.15, Paulo participa de uma homilia em Atenas com os filósofos epicureus e estóicos no areópago a fim de introduzir uma nova filosofia, superior a todas outras, filosofia do Deus encarnado, morto e ressurreto, obviamente um escândalo para os gregos. Acho interessante o modo como Paulo interage usando alguns conceitos filosóficos bastante conhecidos dentre seus ouvintes. Paulo diz: Nele vivemos, nos movemos e existimos (Atos 17.28). Filosofia pura. Paulo entendia que a melhor maneira de revelar Cristo aos gentios era mergulhar no mundo deles para compreendê-los melhor e assim contextualizar a mensagem do evangelho. Algo que a igreja perdeu. Somos rápidos em atacar os críticos da nossa fé, astutos em demonizar qualquer ramo do conhecimento humano e assim nos distanciamos cada vez mais dos homens. A Homilética fundamentada em Cristo tem por objetivo transpor o abismo que existe entre Deus e a humanidade, por isso é tão importante estudarmos os melhores meios de entregarmos a mensagem da salvação. Paulo diz em I Corintios 1.21: Visto como na sabedoria de Deus o mundo pela sua sabedoria não conheceu a Deus, aprouve a Deus salvar pela loucura da pregação os que crêem. Romanos 10.14 está escrito: Como pois invocarão aquele em quem não creram? e como crerão naquele de quem não ouviram falar? e como ouvirão, se não há quem pregue?
Certamente não houve maior e melhor pregador que Jesus, portanto, ele é nosso exemplo supremo.
Este livro de Jilton Moraes é um bom recurso para todos os pregadores. O autor aborda em linguagem comum a vida espiritual do pregador, construção do sermão passo-a-passo e outras dicas úteis para se sair bem no púlpito . Para quem deseja aperfeiçoar a arte de pregar, este livro é uma boa dica.

6 comentários:

Caio Mansho disse...

Acho que isso quebra paradigmas, como o crente tem que ser um caretão...
Dani, tenho dúvidas, Deus um dia se agradou ou não viu como um pecado a poligamia?
por que palavra diz que o homem deixaria a sua casa e se juntaria a UMA esposa e seriam uma só carne... e não várias?

Daniel Grubba disse...

Fala Caião.
Realmente a bíblia narra muitas histórias. 75% do AT é em forma de narrativa. Existem narrativas de eventos bons e outras não tão boas. Vemos registro de poligamia assim como adultérios, assassinatos, idolatrias e toda sorte de pecados. Por isso é importante entendermos que nem tudo o que a bíblia registra, ela aprova. Ex: Em Juizes 19.25 conta a história de uma mulher que foi violentada em um período de obscurantismo em Israel, onde não havia rei ou governo e cada um fazia o que bem entendia. Verdadeira anarquia. Esta registrado mas obviamente a bíblia não aprova. Devemos entender que a bíblia narra as histórias que envolvem a raça humana.
No que diz respeito ao casamento a bíblia é tão clara quanto a água cristalina. Deus criou homem e mulher para uma monogamia (Gn.2). Jesus corrobora este propósito inicial em Mt. 19.4-5, Paulo diz que o obreiro cristão deve ser marido de uma só mulher.
Na cultura oriental tanto antiga quanto moderna é natural o homem ter diversas esposas. Verificando os santos homens do AT que possuíram mais de uma mulher, vemos que seus lares eram cheios de discórdias, intrigas e brigas. Ex: Abrão, Jacó e Davi enfrentaram muitos problemas por absorverem a cultura da poligamia. Davi é o casa mais sério. No seio de sua família houve estrupo de uma irmã por um irmão, depois assassinato do estrupador por outro irmão, e por ai vai.
Tem gente que se diz pastor e tem várias esposas porque tem esta na bíblia, a verdade é que se trata de um sem-vergonha egoísta que torce a palavra para sua própria destruição.
Abraços,
Daniel

ABC DA BOLSA disse...

E aí Grubba , muito bom o blog ,, quando tiver oportunidade aborde o tema da Graça , nós precisamos entender melhor este favor imerecivel !!!! A coomprensão desta graça traz cura , mudança e revelações . Deus abençoe Abraçoss Ale.

Caio Mansho disse...

É Dani, é o que eu pensava...
Por que há pessoas que dizem, que em determinado momento, Deus permitiu a poligamia para que a terra fosse habitada... E eu tinha certeza, que todo homem inclusive os de Deus que praticaram esse ato obtiveram algum tipo de maldição para suas vidas...
Vlwww até a célulaaaaa

Juliane Oki Carraro disse...

Fala professor Grubba!
Assisti sua aula no Mergulhando na Palavra pela web. Foi bênçãooo!!!
Que nosso Senhor Jesus possa continuar te capacitando e te abençoando abundantemente.
Obrigada pelo estudo.
Deus abençoe!

Jubyss/ Americana-SP

Daniel Grubba disse...

Obrigado Juliane.
Que Deus continue te abençoando.
Toda segunda estaremos ao vivo no bolatv.com.br as 20:00

Postar um comentário