domingo, 13 de julho de 2008

Eu li e recomendo... A veracidade da fé cristã / William L.Craig

Este livro é a magnum opus de William L. Craig e certamente é um dos tratados apologéticos de maior influência nos dias de hoje. A obra em questão foi lançada em 1994 e chegou em 2008 na terceira edição. É uma leitura técnica e se faz necessário algum conhecimento na área teológica-apologética para poder extrair toda munição do livro, fruto da extensa pesquisa de Craig, e diga-se de passagem, digna de louvor em qualquer circulo acadêmico. É justamente por isso que este guerreiro do evangelho, tem sido levado por Deus a grandes universidades do mundo para mostrar a ateus e cristãos que a mensagem do evangelho é intelectualmente justificável (muitos debates estão disponíveis no youtube.com). Este esforço de Craig é extremamente importante, pois milhares de cristãos estão sucumbindo em sua fé nas universidades, pois quando adentram no campus, são bombardeados por todos os lados com argumentos contrários a cosmovisão cristã.

Sobre o conteúdo do livro, ele está disposto em um lógica crescente. Os capítulos podem ser usados independentemente mas ler em contínuo é melhor, pois um assunto liga ao próximo. De cara, o leitor vai perceber que o livro é obra de pesquisa apaixonada e diligente. Mas o interessante é que no fim de cada capítulo se encontra a "aplicação prática", onde Craig aconselha a melhor maneira de colocar este conhecimento tanto para defesa da fé, nos momentos em que sua fé é colocada em xeque; quanto para o ataque, nos momentos em que o indíviduo deve mostrar a inconsistência dos fundamentos da cosmovisão contrária a fé cristã. O ponto alto do livro é sobre a ressurreição de Jesus Cristo, onde o autor mostra a historicidade deste evento único na hitórica da humanidade. Ele refuta todos os argumentos contrários que foram elaborados por críticos do passado e do presente, refutando um a um de forma brilhante. E por sua vez coloca a nossa disposição os argumentos favoráveis, tanto interna (oriundos da bíblia) quanto externamente (extra-bíblico), que até hoje nunca foram refutados.

William L. Craig tem doutorados pela Universidade de Birmingham (na Inglaterra) e pela Universidade de Munique (na Alemanha). Foi professor de filosofia da religião na Trinity Evangelical Divity School (nos Estados Unidos). Foi professor no Institut Supérieur de Philosophie, na Universidade de Louvain (na Béligica). Leciona atualmente nos Estados Unidos, na Talbot School of Theology, na Califórnia. É autor de dezenas de artigos e livros no campo da filosofia e da apologética. Mais detalhes em http://www.reasonablefaith.org

3 comentários:

Vitor Grando disse...

Realmente... um clássico!

Eliel Vieira disse...

Onde posso comprar este livro?

Daniel Grubba disse...

No Submarino.com.br voce encontra.
O link é este: http://www.submarino.com.br/produto/1/1375654/veracidade+da+fe+crista:+uma+apologetica+contemporanea,+a

Uma pergunta: Você leu Filosofia e cosmovisão cristã? Demorou muito para ler? To com ele em casa.

Postar um comentário