terça-feira, 29 de abril de 2008

O Silêncio de Deus

Nossa geração tem uma sede por milagres muito parecida com a constante exigência farisaica, que por vezes pedia algum sinal vindo da parte de Jesus. Será que isto não esta ligado com nossa cultura sensacionalista? Desejamos ver algo sobrenatural a cada dia, tendemos a achar que Deus opera somente em meio a grandes eventos, onde há barulho e movimento e forte apelo a emoção. Segundo esta concepção Deus não se manifesta em meio ao silêncio e a quietude.
Vemos isto claramente quando há uma referência a respeito do período interbíblico (400 nos que separam o Antigo do Novo Testamento). Dizem que a única coisa que Deus fez foi ficar em silêncio. Nada mais longe da verdade. Porventura Deus não está agindo na história? Não estaria Deus conduzindo o mundo e atuando soberanamente sobre ele?
Quem deixa de reconhecer esta soberania acaba inventando um outro tipo de Controle Universal. É o caso dos cientistas. Para o astrofísico Stephen Hawkins, quem governa são Mundos Paralelos. O que ele não respondeu foi de onde surgiu estes outros mundos? Carl Sagan, grande cientista, dizia que era próprio o Cosmos que exercia controle perfeito sobre si mesmo(C maiusculo); Zeldovich & Novikok, físicos russos, se perguntavam porque a natureza decidiu criar este tipo de universo e não outro. Francis Crick, costumava escrever Natureza (N maiusculo), e esta era a responsável pela seleção natural, que é "inteligente" e pensa no que "fará". Como disse W.L. Craig, apesar de não acreditarem em Deus, eles contrabandeiam um substituto dotado de pessoalidade, porque não suportam viver em um universo em que tudo é resultado do acaso de forças impessoais. Já os mais religiosos, outros títulos abstratos são propostos, Força Maior, Ser Supremo, Luz Inatingível, e assim por diante. Deus deu corda nos motores e foi embora.
Neste pseudo-silêncio divino intertestamentário, Deus levantou e derribou reinos, tanto humilhou quanto exaltou. O que falar dos profetas que esperavam a consolação de Israel no templo, e de dia e noite adoravam com jejuns e oração? Falo de Ana e Simeão. Deus nunca esteve em silêncio, nunca estará.
Deus se revela exaltando seu poder através da criação, sustentando o universo através de suas leis naturais (fator antrópico), através da lei moral em cada coração humano e como disse C.S. Lewis, na dor e sofrimento humano Ele fala através do megafone.
Para os habitantes da caverna de Platão nenhuma evidência é conclusiva ou suficiente, uma vez que sair da caverna significa renunciar seus preconceitos e aceitar que sua visão era apenas uma sombra da realidade.
O problema nunca estará no silêncio de Deus, mas na surdez humana.

Um comentário:

Vitor Grando disse...

Bom texto!

Lembrei de uma citação de John Stott que é pertinente: "Tem crente que acha que a maior evidência da presença do Espirito Santo é o barulho!.

Um abraço!

Postar um comentário