terça-feira, 6 de maio de 2008

Eu li e recomendo...Contexto e ambiente do Novo Testamento / Eduard Lohse

O Novo Testamento, seus autores e personagens históricos importantes, nasceram no ambiente político-religioso do judaísmo e o evangelho foi proclamado em determinado lugar e tempo da historia. Por isso, de acordo com o que diz o próprio autor, é necessário não somente estudar as línguas faladas naquele tempo – hebraico, aramaico e grego – mas também conhecer, tão exatamente quanto possível, a situação política, as condições de vida e os costumes daquelas pessoas, suas esperanças expectativas, suas idéias e opiniões para conhecermos melhor os condicionamentos histórico-culturais em que se deu a manifestação de Deus. Quanto mais conhecermos o ambiente em que o anuncio cristão encontrou os homens, melhor conseguiremos traduzir o conteúdo dessa mensagem, o modo de falar e as idéias do mundo antigo para a linguagem de nosso tempo.

O livro está dividido em duas partes principais. Na primeira parte do seu livro, Lohse descreve esse contexto histórico e cultural do judaísmo palestino e helenista. São focalizados a história política, os diversos grupos e modelos de pensamento, a vida e a fé dos judeus influenciados pelo ambiente histórico greco-romano. Na segunda parte do livro, o autor dirigi-se a política e a sociedade do Império Romano, com uma atenção especial aos movimentos religiosos e filosóficos, como o gnosticismo.

Um comentário:

Anonymous disse...

gostaria de saber se os senhores teriam o livro usos e costumes dos tempos biblico pois ja faz algum tempo que eu estou a procura e nao encontra se por ventura os senhores tiverem alguma informação tipo onde compro,onde alugo,onde faço o download com relação a este assunto entre em contato comigo atraves do emali gera.costas@hotmail.com

Postar um comentário