sexta-feira, 9 de maio de 2008

Eu li e recomendo...Deus mandou matar?

Um grande embaraço está reservado para todo leitor da Bíblia. Principalmente quando este se depara com textos explícitos do AT sobre a ordem de Deus dada aos judeus para matar a nação cananéia inteira, sem piedade alguma, incluindo mulheres e crianças inocentes. A pergunta que não quer calar é: Deus mandou matar? Este tipo de questionamento se torna mais inquietante ainda quando analisamos estes registros sanguinários a luz dos ensinamentos de Jesus Cristo no NT. Em especial, quando tentamos ler estas sinistras passagens a luz da máxima de Jesus, que é amar os inimigos e orar por eles. Será que existe alguma justificativa racional?

Stanley Grundry colocou em diálogo, ao redor deste tema, quatro teólogos de diferentes escolas, que por sua vez, apresentam quatro pontos de vistas em relação ao genocídio cananeu. Este tipo de livro-debate é interessante por natureza, mas o que torna este livro mais interessante ainda, é o fato dele ter sido escrito pouco tempo depois dos ataques terroristas de 11 de Setembro, e obviamente, os sentimentos de todos estavam aflorados.

Recomendo a leitura deste texto a todo estudante sincero da Bíblia que busca em seus registros inspiração para a humanidade. Também recomendo aos apologistas e cristãos de um modo geral, que por tantas vezes são questionados a cerca deste tema tão polêmico. Portanto, esteja preparado para responder todo aquele que pedir razão da tua fé (I Ped 3.15).

Boa leitura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário