segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

Um toque da graça



Constantemente somos assaltados pelo sentimento da impotência e fracasso espiritual. E neste ano de 2008 parece ter sido esta única realidade que andou comigo dia após dia. Aprendi de maneira dura que nada mais é, do que uma presunção narcisista que carregava comigo. Ou seja, o desejo de conquistar a aprovação de Deus através de meus esforços. Ficando a desejar, pensei na possiblidade de reprovação divina. Que angústia!


Todavia, um bálsamo do céu veio sobre mim, enquanto lia o livro de Brennan Manning, "O Evangelho Maltrapilho". Leitura altamente recomendada. Segue abaixo um trecho muito especial:


A oração do pobre em espírito pode ser uma única palavra: Abba (Pai). Ainda assim essa palavra pode representar interação dinâmica. Imagine uma criança pequena tentando ajudar o pai em algum trabalho doméstico, ou preparando um presente para sua mãe. A ajuda pode não ser nada além de ficar no caminho, e o presente poder ser completamente inútil, mas o amor por trás dele é simples e puro, e a resposta amoroso que ele evoca é virtualmente incontrolável. Estou convicto de que a coisa é assim entre nós e Abba. [...] Nosso desejo sincero conta muito mais que qualquer sucesso ou fracasso específico. Assim, quando tentamos orar e não conseguimos, ou quando falhamos numa tentativa sincera de demonstrar compaixão, Deus nos toca ternamente, retribuindo-nos. Nesse sentido, não existe oração ruim.


Enquanto lia este texto fui profundamente tocado por Deus. Não recebi visita angelical, não orei em línguas, não tive visões espirituais, apenas uma brisa suave em minha alma; um toque da graça na mais profunda realidade do meu ser. Fui invadido pela poderosa convicção de que fui aceito por Deus e nada fiz por merecer.
leiam este livro.
Sola Gratia

3 comentários:

Clóvis disse...

Em 2008 tive o privilégio de contar com suas visitas, comentários, críticas e sugestões ao Cinco Solas. Sou grato a Deus por isso e queria que você soubesse disso.

Eu também tive o privilégio de receber seus emails, interagir com você em fóruns, ler e participar de seu blog e em tudo isso fui grandemente abençoado. Por isso louvo a Deus por sua vida.

Nessa interação, muitas vezes concordamos, outras tanto discordamos e em outras mais discordamos e concordamos. Mas o que resultou para mim não foi apenas o calor da convivência humana, ainda que virtual, mas a luz de novos conhecimentos, novas perspectivas, que moldaram a minha visão de mundo, consolidando às vezes o que eu já pensava ou me levando a revisar meu ponto de vista.

Sendo assim, o que eu posso desejar para mim em 2009? Apenas que pessoas maravilhosas como você continuem comigo nesta curta mas prazerosa jornada para a glória.

Para você, desejo todas as bênçãos de Deus. Que a boa vontade de Deus se cumpra na sua vida e que Sua vida esteja alinhada com a vontade dEle.

Feliz 2009!

Priscila Félix disse...

put´z... até então, não havia encontrado um texto que descrevesse o que passei, aliaz estou passando... vivendo verdadeiramente na graça do Senhor!
No ano de 2008 também percorri um caminho cansativo em busca de aprovações.... Até que cheguei a tal ponto, que só me restava crer no amor e na graça do Senhor e que seu sacrifício por mim bastava!
Enfim... a UNÇÃO QUE DESPEDAÇA TODO JUGO me libertou no amor incondicional e incompreensivel por nós, mas prazerosamente aceitável!
Glória Deus por sua vida! Esse blog tem me abençoado muito, que o Senhor continue te iluminando cada vez mais a luz de sua preciosa Palavra, te usando como agente de transformação!

Deus abençoe!!!

Daniel Grubba disse...

Oi Priscila,
fico muito feliz que o texto lhe ajudu a refletir. Penso que devemos nos aprofundar cada vez mais na compreensão do evangelho da graça. Pois somente assim poderemos descansar nos braços do Pai.

Abçs,
Daniel

Postar um comentário