quinta-feira, 23 de abril de 2009

O hábito de leitura de Francis Asbury (1745-1816)


Em comemoração ao dia mundial do livro gostaria de apresentá-los um leitor voraz. Seu nome é Francis Asbury, e é considerado "pai do metodismo americano". Este notável cristão, foi responsável pela conversão de milhares de pessoas. Um de seus biógrafos, Wesley Duewel, afirma que quando Asbury chegou da Inglaterra aos Estados Unidos, comissionado por JohnWesley (seu pai na fé) no ano de 1784, existiam 1160 cristãos metodistas, quando morreu havia 214 235. Estima-se também, que tenha pregado cerca de 17 mil sermões e ordenado mais de 3 mil pastores. Nada mal, hein?

Impressionamente também era seu hábito de leitura. Tinha o costume de ler 60 .000 páginas por ano (imagine que um livro comum tem em média 300 pg.). Se você está imaginando que o camarada Asbury não tinha nada para fazer, fique então sabendo que lia tudo isso no lombo de um cavalo, enquanto viajava por todo o solo americano. E não era a passeio...Ele na verdade seguiu a risca a tarefa de ler ao menos 100 páginas por dia e isto tudo há 200 anos atrás, quando não havia as conveniências que desfrutamos hoje.

A rotina de Asbury não era menos impressionante. Durante toda vida ele observou um cronograma rígido, assim como também aconselhou seus pregadores itinerantes a fazer o mesmo. Aprendeu com Wesley, e a rotina era assim:

1- Acordar as 4 da manhã, todos os dias;
2- Orar das 4 às cinco e novamente a tarde, das cinco às seis;
3- Ler todos as manhãs, das seis até o meio-dia, como uma hora para o café da manhã, alimentando a mente e a alma com a Bíblia e com bons livros.

Rick Nañes, doutor em teologia, fez uma bela análise do hábito de leitura dos proeminentes cristãos do passado. E chega a uma conclusão interessante:

"Não é coincidência o fato de que os mais proeminentes líderes cristãos do passado, os quais auxiliaram a reavivar, revigorar e reformar a igreja errante, foram leitores vorazes. Eles não apenas leram como também expressaram sua convicção de que a leitura é o caminho para ampliar a mente, exercitar o intelecto e focalizar melhor a imagem que se tem da realidade".

______________________________________
Duewel, Wesley. Heróis da vida cristã. p.11-22
Nañez, Rick. Pentecostal de coração e mente. p. 343.

Um comentário:

Nilton Medeiros. disse...

Ler é uma das coisas mais interessantes para se fazer, com os livros aprendemos, aguçamos o senso crítico, a mágica das letras que formam palavras, que formam frases que, viram livros, esse poder dos livros que são capazes de mudar as mentes, renovar o espírito e a alma, transformar o homem, me fascina é como o prazer de comer uma boa comida, devorar algo delicioso, o hábito de ler é insaciável quanto mais se lê mais se quer .

Postar um comentário