quinta-feira, 16 de abril de 2009

Pode a igreja rica do Ocidente ser a Sodoma moderna?



Eis que esta foi a iniquidade de Sodoma, tua irmã: Soberba, fartura de pão, e abundância de ociosidade teve ela e suas filhas; mas nunca fortaleceu a mão do pobre e do necessitado. -Ezequiel 16.49
-

No verso acima, e em todo contexto imediato do capítulo 16, o profeta Ezequiel brada sua voz contra o povo de Jerusalém. Sua denuncia era que o povo de Deus tinha ser tornado tão perverso quanto o povo de Sodoma. E não pense que Deus estava falando apenas da imoralidade sexual, como todos nós costumamos associar quando ouvimos falar da cidade de Sodoma. Pensar deste modo é se apegar a uma visão bastante parcial e relativa.

Qual era o pecado então? Ora, o que diz o texto? O povo de Sodoma se tornou, em virtude de sua ganância materialista (fartura de pão), um povo absolutamente omisso em relação ao pobre e necessitado. E por isso foi destruído.

E como a igreja rica do Ocidente tem se comportado? Porque é tão raro ouvirmos nossos profetas condenando a omissão pecaminosa em relação aos pobres? Porque não ouvimos falar em nossas igrejas acerca dos 30 milhões de famintos que morrem por dia e de 2/3 da população mundial que mal tem o que comer? Ronald J. Sider questiona em relação a nossa omissão em seu perturbador livro "Cristão ricos em tempo de fome": Porque será? Será que temos permitido que nossos interesses econômicos e egoístas torçam a interpretação das Escrituras?

Veja este impactante vídeo produzido pela galera do United e pense um pouco a respeito do pecado de Sodoma e se tiver sinceridade questione seu papel no mundo, assim como estes ricos cristãos australianos fizeram.

5 comentários:

Priscila Félix disse...

QUE POSSAMOS LEMBRAR DOS "HERÓIS DA FÉ" QUE FICARAM CONHECIDOS NÃO APENAS PELOS CULTOS LOTADOS, MAS PRINCIPALMENTE EM PAGAR O PREÇO POR COMPAIXÃO AO PRÓXIMO E DESTACAVAM-SE PELA SOLIDARIEDADE. MAS NUNCA PORQUE A GLÓRIA DE DEUS ERA MANIFESTA EM SUAS VIDAS PELO SUCESSO FINANCEIRO.

PRISCILA

Daniel Grubba disse...

Bem lembrado Priscila.

O mundo moderno enfrenta uma grande crise existêncial. A crise do ser e do ter. Isto é, o sujeito só se torna "ser" enquanto possui algo. Por isso vemos tantos querendo "ter" para então poder "ser". O que não acrescenta nada ao ser, a não ser, alienação como dizia Marx. Alias, não foi Jesus que disse que a vida de um homem não consiste na abundância de bens que possui?

Infelizmente, esta crise foi absorvida em muitos círculos cristãos. Então, alguém é abençoado por Deus enquanto tem, e se não tem deve buscar ter. Pois sem possuir não se torna um ser. A crise!!!É ela que torna a alienação o fundamento da fé de alguns e faz da compaixão um sentimento de pena. Um processo letárgico, um sono dogmatico, que somente a luz de Cristo pode remediar.

Que sejamos os bons samaritanos e jamais os sacerdotes-levitas omissos da História.

Que Deus nos ajude a amar ao próximo.

O PENSADOR disse...

Infelizmente, tenho que concordar, ..., muita preocupação com a causa do rico mas nenhuma com a do pobre, entre masi "3000" mil problemas que nos separam da Igreja primitiva...

Deus tenha misericórdia de nós...

Marcelo e Eunice disse...

gostei muito do conteudo de seu blog

estarei divulgando seu banner

abração e parabens

Marcelo eee Eunice
Caminhando na graça, de graça!
http://marcelonathanson.blogspot.com

Daniel Grubba disse...

Obrigado Marcelo,
Agradelo a visita e a força.

Deus lhe abençoe,
Daniel

Postar um comentário