quinta-feira, 13 de março de 2008

Eu li Hermenêutica Avançada (Henry Virkler)


Recomendo a obra de Virkler a todos aqueles que levam a sério a tarefa da correta interpretação bíblica. Para o autor a tarefa do exegeta é determinar tão intimamente quanto possível o que Deus queria dizer em determinada passagem, e não o que ela significa para mim. Pois segundo Virkler, se aceitarmos o ponto de vista de que o sentido do texto é o que ele significa para mim, então a Palavra de Deus pode ter tantos significados quantos forem seus leitores. Imagine o caos.
Neste exercício sagrado tem que levar-se em conta o abismo histórico, cultural, lingüístico e filosófico que obstruem a compreensão exata das escrituras. Para tanto o autor propõe de maneira clara e objetiva alguns passos para transpor estes abismos que separam o leitor moderno do mundo bíblico.
Acredito que após ler este livro muitos abandonarão o "método cabalístico" de tentar enxergar significados profundos e ocultos por detrás de cada passagem, letra e número. Certamente algo muito comum em nosso movimento carismático.

Nenhum comentário:

Postar um comentário