terça-feira, 3 de março de 2009

O deus da lâmpada mágica


Basta alguns minutos na TV ou na rádio e ele aparece. Sempre com ofertas irresistíveis. Não teme mostrar sua fraqueza, nem seu desespero por companhia. Sua meta é nos livrar dos problemas de nossa existência. Ele ama dinheiro e sacrifício, não teme revelar sua face neoliberalista, e proclama com paixão seus caminhos que nos levam a obtenção de todos nossos desejos. É capitalista e usa bem esta estrutura mercadológica. Ama os fortes da fé, os que decretam sentenças, todavia detesta os duvidosos. Em seu arsenal encontra-se toda sorte de objetos milagrosos. Ele na verdade, se parece com um grande supermercado, você escolhe o que precisa, coloca na cesta, paga no caixa o devido preço e vai viver sua vida.


O deus da lâmpada mágica é assim. Ele ludibria, enfeitiça e mais; usa os nomes e atributos do verdadeiro Deus. Incrível é ver sua força ser proclamada por homens e mulheres, em geral líderes, que por ingenuidade ou picaretagem dão a esta divindade híbrida todo espaço necessário para pescar e cativar as almas.


A reflexão de Rubem Alves, em seu livro "Religião e Repressão" é bem oportuna. Ele diz:


"Os grupos "evangélicos" de hoje, não se preocupam com o destino da alma depois da morte. As pessoas não são convertidas para serem "salvas". Elas se convertem para viver melhor esta vida. O que interessa é a vida antes da morte, neste mundo. O que se busca é a "benção". Deus é o poder magico, que se corretamente manipulado, conserta os estragos que o diabo faz na vida de cada um. Talvez essa seja a razão para seu sucesso (...) Como disse Dostoiévski, "os homens não estão atrás de Deus, estão atras do milagre". Deus é o poder que faz a vontade dos homens, se as fórmulas magicvas forem usadas segundo a receita".

5 comentários:

Anonymous disse...

Que maravilha ver esse blog sendo atualizado de novo. E sempre com bons textos. Como está o joelho? Melhor?

Abraço fraterno, e bençãos atemporais para ti.

Leonardo Gonçalves
www.pulpitocristao.blogspot.com

Daniel Grubba disse...

Oi Leo,
Que bom vê-lo por aqui.
O joelho está melhor, mas não ainda 100%. Mas estou de volta a vida normal.

Grande abraço,
Daniel

Rosana Garcia disse...

muito bom !!!

Vitor Grando disse...

Fala Daniel!

Belo texto hein!

Um abraço.

Hermes C. Fernandes disse...

Belíssimo texto, Daniel.

Este 'deus' da lâmpada mágica é o tal Gezuiz, um Cristo genérico, que não passa de um placebo criado pela indústria religiosa.

Postar um comentário