sábado, 12 de setembro de 2009

Apenas um número


"A contemplar as multidões à sua volta, a encher-se com ocupações humanas, a tentar compreender os rumos do mundo, este desesperado esquece-se de si mesmo, esquece o seu nome divino, não ousa crer em si mesmo e acha demasiado ousado sê-lo e muito mais simples e seguro assemelhar-se aos outros, ser uma imitação servil, um número, confundido no rebanho."

Kierkegaard
em Desespero Humano, p.37.

2 comentários:

O PENSADOR disse...

É meu caro, rs, se aqueles que acusam também lessem, aproveitariam muitas coisas acerca dos escritos de Sören, ..., achei simplesmente fantástico, outra passagem deste mesmo livro onde o escritor, comenta seu entendimento a respeito do desespero de Satanás, que por ser espiritual, ter o conhecimento pleno da própria eternidade, desespera-se a tal grau por saber do destino que lhe é confiado, que em seu desespero ensandecido busca levar tantos quantos for possível, ...,Digo isso, parafraseando a passagem de forma bem livre e despretenso de seguir as palavras a risca do que foram escritas, deixo esta singela pincelada que não refleti a profundidade daquilo que foi escrito, mas quem sabe se isto não motivará alguém a ler? É verdade que esta leitura é bem arrastada, lenta e dificultosa, mais do que o próprio apóstolo Pedro disse acerca das coisas dificeis que Paulo escrevia, mas isto é porque o texto é fruto de um teólogo e filósofo. No entanto, quem se aventurar e conseguir concluir verá que valeu a pena...

Um abração...
Um abraço Daniel...

Daniel Grubba disse...

Olá Daniel,

Obrigado pelo comentário.

É meu caro, a leitura de Kierkegaard não é fácil nos primeiros contatos, mas com perseverança e labor, podemos nos acostumar com seu estilo filosófico e aprender grandes coisas. Eu concordo com você, que vale a pena tentar, vale a pena se arricar nos escritos de Sören.

Alias neste livro "O desespero humano" há um capítulo fantástico sobre a natureza do pecado e do desespero de se desesperar do pecado. Creio que é um bom começo este capítulo para aguçar a vontade de ler os demais.

Fica na paz do Senhor,
DAniel

Postar um comentário