quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Vazio do tamanho de Deus

Daniel Grubba

Concordo que o título é estranho mesmo. Deus não é uma categoria mensurável. Não há possibilidade alguma em falarmos em "tamanho" de Deus. Qualquer proposição neste sentido soará tão irracional quanto a tentativa de abordar o peso gravitacional da cor verde. Isto simplesmente não existe, é um erro categórico. Deus está para além da matéria e do tempo. Ele é Totalmente Outro.

Mas foi de forma analógica, pois somente assim conseguimos ter alguns vislumbres do Ser de Deus, que o brilhante e apaixonado escritor russo Dostoiévski, disse: "Todo homem carrega no peito um vazio do tamanho de Deus".


Creio que este vazio já foi dissecado conceitualmente pelos mais variados eruditos em todas áreas do conhecimento humano. No entanto, creio que foi C.S Lewis que consegui falar de algo tão "profundo", por assim dizer, de modo mais simples possível. O texto inteiro é maravilhoso*, mas deixo apenas uma citação para meditação.

"Deus nos criou como um homem inventa uma máquina. Um carro é feito para ser movido a gasolina. Deus concebeu a máquina humana para ser movida por ele mesmo. O próprio Deus é o combustível que nosso espírito deve queimar, ou o alimento do qual deve se alimentar. Não existe outro combustível, outro alimento. Esse é o motivo pelo qual não podemos pedir que Deus nos faça felizes e ao mesmo tempo não dar a mínima para a religião. Deus não pode nos dar uma paz e uma felicidade distintas dele mesmo, porque fora dele não se encontram. Tal coisa não existe".

"Somos feitos para Deus e nunca estaremos satisfeitos com menos do que isso."
Brennan Manning


_________________________________________________________________
* O título do capítulo é A alternativa estarrecedora em Cristianismo Puro e Simples, p.66.

7 comentários:

Roberto Vargas Jr. disse...

Meu caro Daniel,
Jack é sempre "matador", como diria um amigo meu!
Mas há um outro santo do passado que também resumiu isso tudo de forma brilhante: "Criastes-nos para Vós, ó Senhor, e o nosso coração está inquieto, enquanto não descansa em Vós" (Agostinho, em Confissões, 1, 1).
No amor dEle,
Roberto

Daniel Grubba disse...

Oi Roberto,
Puxa vida. Ontem a noite eu começei a procurar esta frase de Agostinho, mas estava tarde demais e deixei de lado. Com a referência agora não vou mais esquecer...rs...
Valeu Roberto.
Grande abraço,
Daniel

Roberto Vargas Jr. disse...

Eu não sei latim. Pelo menos não ainda. Mesmo assim fica bonito:
"Fecisti nos, Domine, ad Te, et inquietum est cor nostrum donec resquiescat in Te" (em alguns lugares vejo "creasti" ao invés de "fecisti", como não tenho o original latim, não sei qual o certo).
Mais uma referência para guardar! rsrs

NEle,
Roberto

outroevangelho disse...

Muito obrigado Daniel Grubba por sua visita e comentário.

Tambem, parabenizo-lhe por seu otímo blog.....já estou seguindo-o!

Porque dele e por ele, e para ele, são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém.

Por: Marcio Alves

Observatório Teológico disse...

De fato não podemos incluir a Pessoa de Deus em nenhuma de nossas humanas categorias. Tudo o que falarmos sobre o Criador fica irremediavelmente dentro dos limites da sua auto-revelação, a Bíblia Sagrada. Congratulo-me com o irmão pela beleza e profundidade de seu blog e retribuo sua gentileza em se tornar meu seguidor e torno-me também um de seus seguidores. Que desta parceria nasçam belos e edificantes insights nas mentes e corações de Daniel Grubba e Cicero Ramos. Fique na paz e não hesite em comentar algum de nossos posts.

Daniel Grubba disse...

Oi Roberto,
Latim é uma língua muito interessante né? Principalmente porque quase tudo no passado foi escrito em latim. Mas que temos que dispor de tempo e esforco demais para aprendê-lo.
Obrigado por mais esta referência.

Oi Márcio,
Obrigado pela visita no blog.

Oi Cicero,
Já estou seguindo seu blog. Espero que possamos crescer juntos na graça de Deus.

Abraços a todos os que participam e comentam...

Daniel

Roberto Vargas Jr. disse...

Daniel,
Sim, latim é não só interessante como muito útil. Tenho interesse em Filosifa Medieval, como já lhe disse. Assim, um conhecimento mínimo de latim será de grande valia. Espero que este mínimo possa vir com o curso Trivium que mencionei a você.
NEle,
Roberto

Postar um comentário