terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Igreja: Indústria ou Atelier?


As pessoas em nosso meio são tão parecidas, formatadas, manipuláveis, que fico a pensar se ainda há espaço para a singularidade, reflexão e crescimento sadio na Palavra. Entretanto, parece que Deus sempre conserva remanescentes e bereanos de "alma protestante", afinal, não somos nós os 'filhos da reforma"?


Ao meu entender, a produção em série de cristãos, que os faz passar por processos metodicamente programados, etapas industrializadas, não condiz com o espírito do evangelho, que fala de um Artesão, alguém que trabalha no esquema "manual", artesanal, singular e particular. Que não chama exércitos, mas indivíduos. Como diz Paulo, somos "feitura/manufatura" dEle (Ef. 2.10).


Em Cristo somos um corpo, mas não quer dizer uma massa. Quando a luz brilha sobre nós, longe de revelar uma igualdade intrínseca e monótona, ela realça o que há de belo em cada um. E infelizmente, hoje, belo é ser igual, é deixar de ser alguém, na implicação mais absoluta do que isto possa significa; é tornar-se um número impessoal. Belo, hoje, é ver o mundo através da lente dos outros, é até mesmo, ler e interpretar a Palavra de acordo com aqueles que dizem possuir a especial imcubência para tal tarefa. Em tudo isso, perde-se a essência, a imagem de Deus em nós.


Gostaria que você relembra-se, que assim como não existe duas ondas iguais, assim também pessoas. Antigamente precisávamos "aparecer" para mostrar ao mundo nossa singular existência. Hoje, em Cristo, não precisamos mais forçar, precisamos apenas ser, e ser quem de fato somos; aceitos incondicionalmente por Deus.


Sinta da parte do Pai, o convite do Artesão de Nazaré para trabalhar juntamente com Ele neste grande atelier da vida.

2 comentários:

cincosolas disse...

Daniel,

Que texto maravilhoso. Simples, direto, contundente.

Infelizmente, o ideal de igreja hoje é uma comunidade de Smurfs. Mas graças a Deus que nos segundo nossa singularidade diante dEle.

Em Cristo,

Clóvis

Daniel Grubba disse...

Obrigado pelo comentário Clóvis.
Comunidade de Smurfs...rs...gostei dessa.

Deus abençoe,
Daniel

Postar um comentário