sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

O "evangelho da saúde perfeita" e a culpa dos doentes



Umas das principais características da Teologia da Prosperidade é a crença na saúde perfeita. Muitos inclusive, a chamam de "evangelho da saúde perfeita". Isto porque, de acordo com os profetas da prosperidade, os verdadeiros crentes não devem ficar doentes, ou se estão, devem determinar urgentemente a cura com a palavra da fé. Obviamente, se você é crente e está doente, ou você não tem fé, ou está debaixo de maldição misteriosa.


- Se você está enfermo, Deus não é contigo!!!! Acha que estou exagerando? Pasme, foi o que ouvi em uma pregação dias atrás, no noite de natal. Curioso é que na igreja, bem a minha frente, havia alguns surdos recebendo a mensagem em libras, e atrás, uma jovem paralítica. Fiquei tentando imaginar que tipo de catrástrofe esta mensagem distorcida causou na alma dos enfermos. Quem estava doente, se tornou duas vezes mais. Que Deus é esse? Que só está com os fortes, perfeitos e saudáveis? Seria este "deus fantasioso" uma nova espécie de Hitler, em busca de uma raça perfeita? Confesso que fiquei absolutamente enojado, com o estômago embrulhado.


O psiquiatra suiço Paul Tounier avaliou este ensino e suas consequências na alma dos enfermos, no ano de 1951, em seu livro "Culpa e graça". Ele diz:


Assim, nós vemos crentes, teólogos e leigos de todas as igrejas e de todas as denominações, sobretudo as mais zelosas em socorrer os doentes, esmagá-los com testemunhos religiosos, proclamar com força o poder de Deus que sara os que confiam nele dando a entender ao doente que lhe falta fé. Ele já carrega uma falsa culpa por estar doente; agora, acrescenta uma outra, bem mais grave, desta vez religiosa; a idéia de ter culpa por não se curar, a despeito de todos os cuidados e de todas as orações de que é objeto, a idéia de que ele não se cura, de que não é digno da graça de Deus, ou que qualquer proibição, qualquer pecado oculto e desconhecido é um obstáculo a isto! (TOUNIER, Paulo. Culpa e graça. p, 20.).

3 comentários:

Leonardo Gonçalves disse...

Paz Daniel,

Muito interessante esse texto. Infelizmente esse tipo de pregação só faz esmagar ainda mais a fé dos ouvintes. Gostaria que esses que dizem que a fé é indispensável para a ocorrencia do milagre me respondessem onde estava a fé de Lázaro, o defunto irmão de Marta e Maria!

Gostei muito do seu blog, e já virei seu leitor. Também vi naquela lista ali na direita que temos muitas leituras em comum.

Que Deus te abençoe e que em 2009 mais blogueiros se levantem com uma visão apologética, para defender a fé cristã.

Abraço fraterno,

Leonardo.

Leonardo Gonçalves disse...

PS: Postei seu texto lá no Pulpito, rs

Daniel Grubba disse...

Oi Leonardo,
Obrigado pela visita e por ter postado minha indignação do seu blog.

Deus abençoe,
Daniel

Postar um comentário