quinta-feira, 2 de julho de 2009

Comidas sacrificadas


Posso ou não comer as comidas da festa junina?

*****

O cristão que tem a consciência madura em Cristo deve entender que as comidas não são imundas em si mesmas. De semelhante modo deve compreender que tudo que Deus criou é bom quando recebemos com ações de graça, e que também a "contaminação do ser" não se dá por ingestão alimentar, mas contamina-se pelo que sai dos lábios. "Porque a terra é do Senhor e toda a sua plenitude" (I Co 10.26).

Vejamos o que Paulo diz sobre comidas sacrificadas aos ídolos (I Co 8.4-6):

"Assim que, quanto ao comer das coisas sacrificadas aos ídolos, sabemos que o ídolo nada é no mundo, e que não há outro Deus, senão um só. Porque, ainda que haja também alguns que se chamem deuses, quer no céu quer na terra (como há muitos deuses e muitos senhores), Todavia para nós há um só Deus, o Pai, de quem é tudo e para quem nós vivemos; e um só Senhor, Jesus Cristo, pelo qual são todas as coisas, e nós por ele".

Paulo diz que o ídolo não é nada neste mundo, e que há um só Deus. Portanto, não devemos nos preocupar com os ídolos de Corinto e também com os ídolos invocados nas festas juninas, eles nada são no mundo, senão para aqueles que prestam aos ídolos significados maiores em suas consciências adoecidas.

Ele também diz: Ora a comida não nos faz agradáveis a Deus, porque, se comemos, nada temos de mais e, se não comemos, nada nos falta. (I Co 8.8)

Então para Paulo a comida é neutra, não faz bem nem mal, espiritualmente falando. Ou seja, nada mudará se você deixar ou não de comer. Ele também diz em Romanos 14.17:

"Porque o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo".

E também em I Timóteo 4.4-5:

"Porque toda a criatura de Deus é boa, e não há nada que rejeitar, sendo recebido com ações de graças. Porque pela palavra de Deus e pela oração é santificada".

Então veja, que para a mente de Paulo estas discussões sobre alimentos puros e impuros não deveriam preocupar os cristãos. São coisas sobremaneira periféricas, e não constituem nem de longe os fundamentos essenciais do Evangelho. Uma vez que tudo que Deus criou é bom.

No entanto há um porém...

Paulo diz que este entendimento não é comum a todos. Ele entendia que havia cristãos em Corinto que, por imaturidade, ainda acreditavam que os alimentos podiam contaminar o homem espiritual. Então ele diz: Mas nem em todos há conhecimento ...e a sua consciência, sendo fraca, fica contaminada (I Co 8.7).

****

Então eu responderia a pergunta inicial com uma outra pergunta:

De acordo com sua consciência, estas comidinhas deliciosas de festa junina, podem contaminar ou não? Eu acredito que não, mas você deve se responder a si mesmo.

Quanto ao escândalo, Paulo entendia que o cristão maduro, que acredita que pode comer de tudo, não deve escandalizar o irmão mais novo na fé de consciência fraca. E isto porque aquele irmãozinho ainda acredita que os ídolos são alguma coisa no mundo e tem algum poder sobre nós (via alimentos). É o mesmo que Paulo diz em I Co 10 - Tudo é lícito mas nem tudo edifica.

Então, se tua consciência não te condena, e não há irmãozinhos mais novos que ficarão escandalizados...bon apetit. Ore agradecendo a Deus pelo alimento, apenas tome cuidado com a gula...

Abraços,
Daniel

Nenhum comentário:

Postar um comentário