terça-feira, 5 de maio de 2009

Credo ut intelligam

Segue abaixo uma linda oração do arcebispo Anselmo de Cantuária (1033-1109).

"Senhor, reconheço, e rendo-te graças por ter criado em mim esta tua imagem a fim de que, ao recordar-me de ti, eu pense em ti e te ame. Mas, ela está tão apagada em minha mente por causa dos vícios, tão embaciada pela névoa dos pecados, que não consegue alcançar o fim para o qual a fizeste, caso tu não a renoves e a reformes. Não tento, ó Senhor, penetrar a tua profundidade: de maneira alguma a minha inteligência amolda-se a ela, mas desejo, ao menos, compreender tua verdade, que ao meu coração crê e ama. Com efeito, não busco compreender para crer, mas creio para compreender. Efetivamente creio, porque, se não cresse, não conseguiria compreender."

Aqui está uma oração de um grande filósofo medieval e também criador do argumento ontológico. Além da espiritualidade linda expressa na oração, Anselmo coloca as coisas em seus devidos lugares: a razão a serviço da revelação para fortalecer a fé, é crêr para poder compreender (Credo ut intelligam).

Nenhum comentário:

Postar um comentário