terça-feira, 12 de maio de 2009

Porque a filosofia deve existir?



Encontrei uma resposta excepcional em um dos textos mais esclarecedores que já li. O título do texto é "A busca do saber em tempo de guerra" e o autor é alguém que considero um dos notáveis do século XX, C.S. Lewis. Com a palavra meu caro:

"Se o mundo todo fosse cristão, não importaria se o mundo todo não tivesse formação escolar. Como as coisas são, no entanto, a vida cultural existirá fora da Igreja, quer exista dentro dela, quer não. Ser ignorantes e simples agora - não estar aptos para enfrentar os inimigos em seu próprio campo - seria abrir mão de nossas armas e trair nossos irmãos sem formação acadêmica, que, abaixo de Deus, não ter nenhuma defesa contra os ataques intelectuais dos pagãos, a não ser a defesa que lhes podemos oferecer. A boa filosofia deve existir. Se não for por outra razão, porque a má filosofia precisa de resposta".

C.S. Lewis em O peso de gloria, p. 61-62

Um comentário:

Anonymous disse...

Prezado Daniel,

Parabéns pelo blog.
Penso que este espaço seja resultado de uma tensão existente nos seus anseios profundos. Como seu professor posso atestar, com sinceridade, sua dedicação, sua curiosidade e seu esmero no campo filosófico.
Quero, entretanto, dizer que a Filosofia está para além do campo da reflexão cristã e, portanto, você não precisa de um esforço hercúlio no sentido de buscar compreendê-la à luz dos que crêem na doutrina cristã. Há bons filósofos cristãos, todavia, é necessário selecioná-los. Acho o Lewis reducionista e simplista, além de dogmaticamente compreendido. Será necessário, então, ouvir/ler os heterodóxos para compreender a Filosofia???
Abraços,

Prof. Leandro Seawright

Postar um comentário