quarta-feira, 27 de maio de 2009

Neuroses eclesiásticas


RECOMENDO ESTA LEITURA

Sinopse:

É crescente o número de cristãos que têm demonstrado sua insatisfação com a Igreja, seus líderes e suas práticas. É notável, também, o surgimento dos chamados “sem-igreja”, dadas as mesmas insatisfações e decepções com a atual situação encontrada nas igrejas.

Atento a esta questão, o olhar pastoral e clínico de Karl Kepler ajuda-nos, nesta obra, a renovar as esperanças e a lidar com nossas insatisfações com nossas igrejas. Trata-se de um primeiro exame, uma análise preliminar. O autor examina focos de tensão que podem ser identificados em várias igrejas sem deter-se em questões específicas de uma ou outra denominação existente no cristianismo.

Seu exame toca em alguns pontos que podem ser causa de sofrimento para muitos irmãos e irmãs de fé. Uma vez identificados os potenciais problemas – as tais neuroses –, Karl Kepler volta-se para o texto bíblico, para o evangelho de Jesus Cristo, onde identifica modelos para os quais o leitor poderá voltar-se quando buscar alternativas mais saudáveis para sua experiência de vida cristã, seja como membro do Corpo de Cristo, seja para sua vida pessoal alicerçada nos mesmos princípios.

É, certamente, uma leitura que o levará à reflexão pessoal sobre o valor da obra de Cristo, o Médico dos médicos, que procura a saúde integral do homem e da sociedade por meio da aplicação e vivência de seus ensinos e seu exemplo.

Sobre o autor

Karl Heinz Kepler é brasileiro, natural de Panambi – RS. Criado no ambiente evangélico, numa comunidade batista alemã, creu em Jesus desde cedo, manifestando sua fé já aos 6 anos de idade. Estudou teologia na Faculdade Teológica Batista de São Paulo – onde atualmente leciona – foi ordenado pastor, e formou-se também como psicólogo clínico na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
Professor nas áreas de Psicologia e de Novo Testamento, atualmente é presidente nacional do Corpo de Psicólogos e Psiquiatras Cristãos (CPPC). Trabalha como editor de duas revistas de idiomas (Speak Up e Habla), e também edita a Bíblia Conselheira para a Sociedade Bíblica do Brasil. Casado e pai de um filho, escreveu Aba, Pai – aprendendo com nossos filhos sobre o Pai do Céu, além de vários artigos para a revista Psicoteologia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário